Agência Panafricana de Notícias

Angola estima reservas provadas de petróleo em 12,667 biliões de barris

Luanda, Angola (PANA) - Angola tem atualmente reservas provadas e prováveis de petróleo estimadas em 12 biliões e 667 milhões de barris em águas rasas, profundas e ultraprofundas, revelou o ministro angolano dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos.

Segundo o governante, o país produz atualmente, em média, um milhão e 751 mil barris de petróleo por dia, e que pretende atingir, a curto prazo, os dois milhões de barris/dia, como consequência do aumento previsto da produção dos campos petrolíferos existentes.

Falando num banquete anual da Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE), na cidade norte-americana de Nova Orleans (Estado de Louisiana), o ministro anunciou igualmente estar em curso no país um processo de licitação de 15 novos blocos em terra que serão postos em concurso para inserir empresas privadas angolanas e possibilitar a formação de parcerias.

Ele explicou que a questão do "conteúdo nacional" constitui uma das preocupações do seu Governo, que pretende adotar políticas para a inserção e participação do empresariado nacional no desenvolvimento do país.

Neste contexto, disse, a definição da filosofia para o conteúdo nacional no setor está a ser reanalisada para proporcionar condições mais acertadas para o empresariado nacional interessado pelo investimento, encorajando a criação de parcerias com empresas estrangeiras.

Lembrou que o setor petrolífero angolano foi ao longo dos últimos anos o principal suporte da economia nacional e a mola impulsionadora para o seu desenvolvimento, crescimento e diversificação, através de uma estratégia que permitiu atrair importantes investidores.

“Nos últimos, 20 anos o setor observou uma dinâmica sem precedentes na costa ocidental de África", disse, realçando que, como corolário, Angola tornou-se numa referência mundial no desenvolvimento e produção de campos petrolíferos em águas profundas.

Durante o banquete, decorrido segunda-feira, Botelho de Vasconcelos foi distinguido pela SPE com o "Prémio de Excelência 2013" em reconhecimento das suas realizações e carreira bem como do seu apoio prestado à SPE e à indústria petrolífera em Angola ao longo dos anos.

-0- PANA IZ 02out2013