Agência Panafricana de Notícias

Angola e Rússia reforçam cooperação bilateral

Luanda- Angola (PANA) -- Angola e a Rússia vão analisar esta quarta- feira em Luanda os mecanismos para a redinamização das suas relações, outrora muito sólidas antes do desmembramento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), soube-se de fonte oficial na capital angolana.
A II Sessão da Comissão Bilateral Angola/Rússia será co-presidida pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, e e pelo seu homólogo russo dos Recursos Naturais, Yuri Trutneve.
A reunião de um dia surge na sequência da visita do Presidente russo, Dmitry Medvedev, a Angola em Junho de 2009, durante a qual os dois países assinaram acordos sobre a promoção e a proteção recíproca de investimentos, a cooperação económica, técnica, científica, cultural, da aviação civil e do ensino superior.
A ex-URSS, a par de Cuba, era o principal aliado de Angola durante o período da Guerra Fria, nomeadamente nos domínios militar, da saúde e da educação.
Vários bolseiros angolanos, incluindo o atual Presidente José Eduardo dos Santos, formaram-se na ex-URSS, cuja cooperação com Angola incluiu também o envio de militares, de médicos, de professores e de especialistas de outras áreas do saber a este país africano.