Agência Panafricana de Notícias

Angola e Rússia negociam reforço da cooperação parlamentar

Luanda, Angola (PANA) - Delegações parlamentares de Angola e da Rússia iniciam esta segunda-feira, em Moscovo, conversações oficiais para avaliar o estado atual da cooperação parlamentar entre os dois países e identificar as vias para o seu reforço e consolidação.

A delegação angolana é chefiada pelo presidente do Parlamento (Assembleia Nacional), Fernando da Piedade Dias dos Santos, que começa nesta mesma segunda-feira uma visita de três dias à Rússia, na companhia de quatro outros deputados.

As duas partes pretendem traçar estratégias para executar um programa de cooperação abrangente suscetível de ajustar a diplomacia parlamentar aos interesses da diplomacia dos dois países mediante ações de formação, seminários e troca de experiências, entre outras.

Nesta sua primeira deslocação à Rússia, enquanto líder parlamentar, Fernando da Piedade Dias dos Santos tem encontros com Mikhail Margelov, presidente do Comité do Conselho da Federação Russa (Câmara Alta do Parlamento russo) para os assuntos internacionais.

Vai ainda reunir-se com o presidente da Duma (Câmara Baixa) assim como com o ministro russo dos Recursos Naturais, e com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros.

De acordo com uma nota da Assembleia Nacional, estão igualmente agendadas sessões de trabalho, em São Petersburgo, com dirigentes da Assembleia Legislativa local.

Os parlamentos dos dois países assinaram, em 2011, um acordo de cooperação, visando o reforço da sua capacidade institucional no sentido de contribuir para a promoção dos valores democráticos, a observância do Estado de Direito e o respeito pelos direitos humanos.

Neste acordo, as partes comprometeram-se a contribuir para o intercâmbio regular de experiências e conhecimentos no domínio parlamentar, mediante o estabelecimento de laços entre as comissões parlamentares, grupos de deputados e troca de delegações.

Integram a delegação angolana a presidente da Comissão parlamentar de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, Exalgina Gamboa, e os deputados Demóstenes Chilungutila, Manuel Isabel Júnior e Guilhermina Prata.

-0- PANA JA/IZ 16set2013