Angola e RDC criam projeto de cooperação universitária
Dundo, Angola (PANA) - As províncias da Lunda-Norte (Angola) e do Cassai Central (República Democrática do Congo/RDC) propuseram esta quinta-feira a criação de um projeto de cooperação universitária para a troca de experiência entre docentes dos dois lados, soube-se de fonte oficial.
A proposta foi anunciada no termo de uma reunião bilateral entre os governos provinciais da Lunda-Norte (leste) e do Cassai Central (centro-sul), consagrada ao reforço da cooperação no setor da Educação, visando a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem das línguas francesa e portuguesa, bem como das ciências de educação, em geral.
Para o efeito, o projeto de cooperação que deverá envolver as universidades Lueji A'nkonde (Angola), Notri Down e Pedagógica do Cananga (Cassai Central) será encaminhado ao Ministério da Educação, em Luanda, para a sua homologação, segundo um comunicado oficial citado pela agência angolana de notícias (Angop).
O acordo prevê a troca de experiências entre professores de Direito, Francês, Português, Economia e Ciências da Educação de ambas as partes e a organização de eventos científicos conjuntos, como simpósios em francês e português.
Promover pesquisas sobre a rainha Lueji A'nkonde, criar um centro de línguas nas universidades de ambas as províncias, organizar de forma regular festivais e competições desportivas rotativas constam dos acordos assinados no encontro do Dundo.
A reunião foi orientada pelos governadores das duas províncias, designadamente Ernesto Muangala (Lunda-Norte) e Martim Mulamba (Cassai Central).
As relações entre as duas províncias, com mais de 10 anos, têm se pautado pelos acordos bilaterais nos domínios da Educação, Comércio, Pesca, Cultura, Saúde, Recursos Minerais, Turismo, Defesa e Segurança.
-0- PANA IZ 01ago2018