Agência Panafricana de Notícias

Angola e RD Congo retomam circulação rodoviária

Mbanza Congo, Angola (PANA) - A circulação de pessoas e bens entre o município de Mbanza Congo (Angola) e a região do Baixo Congo (RD Congo) foi retomada no fim de semana com a inauguração de uma nova ponte metálica sobre o rio Luvo.

A ponte anterior havia desabado em 16 de junho deste ano e os trabalhos da sua reposição, que duraram 19 dias, estiveram a cargo do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA).

A reinauguração da estrutura rodoviária, de 36 metros de comprimento e 4,20 de largura,
foi copresidida pelos governadores do Zaire (Angola), José Joanes André, e do Baixo Congo, Jacques Mbadu.

Com o restabelecimento da circulação estão também criadas as condições para a retomada das trocas comerciais entre os habitantes dos dois lados, através do mercado fronteiriço, que acontece aos sábados, de forma alternada, e que movimenta cerca de 30 mil pessoas.

O posto fronteiriço do Luvo, dista 60 quilómetros a norte de Mbanza Congo, sede provincial do Zaire, e constitui a principal porta de entrada e saída de pessoas e mercadorias de Angola para a RD Congo e vice-versa.

O itinerário serve também de passagem de camiões carregados de mercadorias diversas para a vizinha província de Cabinda, mais ao norte de Angola.

-0- PANA ANGOP/IZ 07julho2014