Agência Panafricana de Notícias

Angola e Namíbia retomam acordo de conversão monetária

Luanda, Angola (PANA) - Angola e Namíbia retomam esta segunda-feira o seu Acordo de Conversão Monetária, suspenso temporariamente no início deste mês por causa do excesso de massa monetária, anunciou o governador do Banco Nacional de Angola (BNA, central), José Pedro de Morais.

O levantamento da suspensão permite aos cidadãos dos dois países transacionarem os seus valores na zona fronteiriça da Santa Clara, na província do Cunene, indicou o governador
José Pedro de Morais, citado pela imprensa local.

Nesta retomada da implementação do acordo, disse, Angola e Namíbia estabeleceram um calendário para que as duas partes repatriem os valores em posse de cada instituição financeira central.

No início deste mês, as duas instituições financeiras centrais suspenderam temporariamente a implementação do referido acordo para a criação de condições para a materialização de um novo modelo de cumprimento do compromisso.

Nos termos da lei angolana, os residentes em território angolano, que utilizem a fronteira terrestre de Santa Clara, podem transportar moeda nacional para a Namíbia até 50 mil kwanzas angolanos (um dólar americano equivale a 149 kwanzas angolanos).

-0- PANA IZ 21dez2015