Angola e Gana suprimem vistos
Luanda, Angola (PANA) - Angola e Gana assinaram esta sexta-feira, em Luanda, um acordo de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, para facilitar a "mobilidade migratória" dos seus cidadãos.
O documento foi assinado, na presença dos Presidentes de Angola, João Lourenço, e do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, pelos chefes da diplomacia dos dois países, respetivamente, Manuel Augusto, e Shirley Ayorkor Botchwey.
No quadro de uma visita oficial de 48 horas de Nana Akufo-Addo a Angola, a convite de João Lourenço, foram igualmente rubricados acordos de cooperação e intercâmbio no domínio da educação e para a implementação da Comissão Mista Bilateral.
As partes acordaram ainda em cooperar nos domínios do ambiente, da ciência, tecnologia e inovação, da aviação, das pescas, da aquicultura, da promoção de investimentos, das exportações, da migração, da alimentação e agricultura, do petróleo e gás, da energia e do turismo, através da troca de informações e experiências.
No domínio da educação, as partes propõem-se promover a mobilidade de professores e pesquisadores em instituições de ensino superior e centros de pesquisa científica.
Segundo um comunicado final desta primeira visita oficial de um chefe de Estado do Gana a Angola, as partes decidiram convocar, para os próximos dois meses, na capital ganense, Accra, a sexta sessão bilateral de cooperação, para revitalizar a cooperação.
Decidiram igualmente estender a colaboração no acesso a mercados, facilitação do comércio, transformação industrial, participação em feiras e exposições em cada um dos países e no desenvolvimento de negócios.
As partes propõem-se implementar programas conjuntos na área de investigação científica e técnica para conhecimento da riqueza piscatória nas águas marítimas dos dois países, para melhorar a exploração e gestão sustentável comum destes recursos.
Decidiram igualmente continuar a cooperar numa estratégia integrada para a região do Golfo da Guiné, bem como manter a colaboração no quadro da União Africana (UA), Nações Unidas e outras organizações internacionais.
-0- PANA ANGOP/IZ 09ago2019