Agência Panafricana de Notícias

Angola e Estados Unidos assinam pacto de luta contra sida

Luanda- Angola (PANA) -- A Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o ministro angolano das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, assinaram segunda-feira um acordo-quadro de parceria para combater o HIV/Sida de 2009 a 2013.
O acordo foi assinado no quadro da visita de 24 horas que Hillary Clinton terminou segunda-feira a Angola, um dos sete países incluídos na sua digressão por África.
O acordo propõe um plano estratégico conjunto de cooperação de cinco anos entre os Governos angolano e americano e outros parceiros para apoiar a realização dos objectivos do Plano Estratégico Nacional 2007-2010.
Ele contribui igualmente para os objectivos em matéria de prevenção, cuidados e tratamento do Plano de Emergência Americano para a Luta contra a Sida (PEPFAR).
O acordo-quadro visa apoiar uma resposta eficaz através de estratégias e abordagens, desenvolver e melhorar as actividades de prevenção e a prestação de serviço ao aumentar a cobertura e a qualidade, reforçar as capacidades locais, promover a reforma política e ajudar o Governo de Angola nos seus esforços de coordenação dos parceiros-chaves.
Os Governos angolano e americano vão trabalhar juntos, através deste acordo, para reforçar os sistemas de saúde, melhorar o controlo e a avaliação, desenvolver as actividades de prevenção, particularmente a prevenção da transmissão mãe-filho, atacar-se à co-infecção TB-HIV, explorar o papel da circuncisão masculina na epidemia de HIV/Sida em Angola e desenvolver e aplicar diferentes política.
Este pacto permitirá igualmente aos Governo atacar-se à estigmatização e à discriminação dos seropositivos, encorajar as pessoas a fazer teste e a preservar o seu estatuto seronegativo, bem como promover a inclusão das pessoas infectadas com HIV/Sida a todos os níveis de planificação e de realização do programa.
O acordo-quadro ilustra o alto nível de engajamento do Governo de Angola para lutar contra a pandemia do HIV/Sida.