Agência Panafricana de Notícias

Angola e Cabo Verde reforçam cooperação ambiental

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A ministra angolana do Ambiente, Fátima Jardim, encontra-se em Cabo Verde para uma visita de trabalho de três dias visando reforçar a cooperação bilateral entre os dois países no setor ambiental, apurou a PANA segunda-feira de fonte oficial.
Fátima Jardim faz-se acompanhar de um grupo de peritos angolanos que vai orientar um seminário de capacitação de quadros de Cabo Verde em prevenção do impacto ambiental, conceitos principais da área de fiscalização ambiental, entre outros.
Do programa da visita de Jardim enquadrada no âmbito da troca de experiência entre responsáveis pelo Ambiente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) consta uma deslocação, esta terça-feira, ao Parque Natural da Ilha do Fogo, na companhia do seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Veiga.
Durante a visita ao Parque Natural, a delegação vai deslocar-se ao local da última erupção vulcânica (2 de Abril de 1995), assim como à zona agrícola de Cova Tina, localidade onde serão apresentados os projetos relacionados com a transformação de frutas e ervas medicinais em chá.
Fátima Jardim aproveitará a ocasião para se inteirar do plano de ordenamento agrícola do próprio Parque Natural da ilha do Fogo, do projeto relacionado com a educação ambiental, roteiros turísticos e futura sede do Parque Natural.
A visita ao local servirá ainda entregar equipamentos e materiais para as queijarias de Cabeça Fundão e Chã de Caldeiras, que fazem parte de uma rede de queijarias e centros de transformação dos produtos agropecuários que o Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Naturais (MADRRM) de Cabo Verde tem estado a implementar.
Ainda na cidade da Praia, Fátima Jardim tem agendados encontros com membros do Governo e com parlamentares cabo-verdianos pertencentes à Comissão do Ambiente da Assembleia Nacional.