Agência Panafricana de Notícias

Angola disponibiliza 20 helicópteros e aviões para ajudar eleições na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Dez helicópteros e dois aviões Antonov colocados à disposição da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) na RD Congo por Angola estão desde sábado em Kinshasa, enquanto oito outros aparelhos são esperados este domingo, para ajudar no desdobramento do material eleitoral em todo o território nacional.

« O nosso território é imenso. Existem zonas que estão inacessíveis por enquanto. Com estes helicópteros, bem como os da Missão das Nações Unidas para a Estabilização na RDC (MONUSCO) e das Forças Armadas da RDC (FARDC), a CENI está em condições de garantir o desdobramento do material em todas as assembleias de voto repartidas no país”, declarou o relator da CENI, Matthieu Mpita.

Falando durante a cerimónia de receção dos aparelhos, no aeroporto de N’Djili, em Kinshasa, o responsável congolês saudou a contribuição de Angola e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) na organização das eleições previstas para 28 de novembro corrente no seu país.

Mpita anunciou a chegada, este domingo a Kinshasa, de seis outros helicópteros e de dois aviões Antonov que o Governo angolano colocou à disposição da CENI.

-0- PANA KON/AAS/FK 20nov2011