Agência Panafricana de Notícias

Angola desmente incursão militar no sudeste do Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – O embaixador de Angola no Congo, Fernando Pedro Mavunza, desmentiu as informações postas a circular quinta-feira de que soldados do seu país teriam feito uma incursão nas aldeias de Kimongo, no sudeste congolês.

"É falso. Na fronteira há sempre fricções com as populações ou com os serviços de fiscalização das fronteiras", declarou o diplomata angolano à imprensa no termo de um encontro com o ministro congolês dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Basile Ikouébé.

"Vocês sabem que os media também sabem fabricar anúncios", disse o embaixador Mavunza nas suas declarações aos jornalistas, acusando a imprensa de jogar o papel de "desmancha prazeres".

A imprensa local citou quinta-feira o coronel Christian Samuel Sansa, da Gendarmaria congolesa em Dolisie, segunda região militar do país, afirmando que militares angolanos chegados de Luanda desde domingo teriam invadido cinco localidades da região congolesa de Niari, dizendo que "vieram ocupar uma zona que lhes pertence".

-0- PANA MB/JSG/IZ 18out2013