Agência Panafricana de Notícias

Angola denuncia exploração ilegal de diamantes por estrangeiros

Kuito- Angola (PANA) -- Garimpeiros, na sua maioria estrangeiros, retomaram a exploração ilegal de diamantes no município da Nharea, na província do Bié (sul de Angola), denunciou terça-feira o director provincial da Indústria, Geologia e Minas, Isaac Artur Paulino dos Santos.
Paulino dos Santos, citado pela Agência Angola Press (ANGOP), indicou que apesar do combate à exploração ilegal de diamantes nos últimos anos, que culminou na sua suspensão, a prática foi retomada por cidadãos estrangeiros.
Afirmou que os garimpeiros, de diferentes nacionalidades, se instalaram novamente em diversas áreas daquele município com material de exploração de diamantes.
Precisou que a situação já foi reportada aos órgãos de defesa e ordem pública, no sentido de se combater este fenómeno que causa grandes prejuízos à economia nacional.
O director provincial da Indústria, Geologia e Minas no Bié solicitou a intervenção das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional para que a região não se transforme num local de concentração de garimpeiros estrangeiros.
A província do Bié possui pelo menos cinco zonas ricas em diamantes, nomeadamente Nharea, Kuemba, Chitembo, Andulo e Kamacupa.