Agência Panafricana de Notícias

Angola defende reforço de cooperação técnica entre parlamentos lusófonos

Luanda, Angola (PANA) - Angola defende reforço da cooperação técnica entre os parlamentos lusófonos e  a promoção da partilha de boas práticas administrativas e financeiras, soube a PANA de fonte oficial.

A posição angolana foi defendida quarta-feira em Maputo, acapital mocambicana, pelo seu secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, em declarações à imprensa, à margem da XXV Reunião da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa (ASG-PLP),

Ele defendeu igualmente o reforço da cooperação técnica entre os parlamentos lusófonos.

Considerou a troca de experiências "essencial" para  fortalecer De Neria capacidade institucional e garantir maior eficiência no apoio técnico e legislativo prestados aos deputados.

De Neri apontou três áreas consideradas "prioritárias" para a modernização parlamentar, precisamente a formação contínua de quadros, através da criação e consolidação de academias parlamentares, o reforço da transparência e a auditoria interna, como instrumentos para assegurar uma gestão financeira rigorosa.

O parlamentar angolano apontou ainda a integração das novas tecnologias, em particular a inteligência artificial, realçando os seus desafios e oportunidades na melhoria da administração e no acesso à informação.

O responsável enalteceu, igualmente, o papel da diplomacia parlamentar e apelou a uma maior articulação entre as secretarias-gerais dos parlamentos da CPLP, para garantir continuidade operacional e uniformidade na gestão de processos internos.

Durante o encontro, que encerra está quinta-feira, os secretários-gerais vão analisar o relatório de actividades, aprovar o plano de acção e eleger os novos dirigentes da associação.

Sob o lema “Por uma administração parlamentar moderna e dinâmica”, a reunião inclui também a abordagem do tema “Actual Utilização da Inteligência Artificial: Perspectivas e Desafios”, considerado central para o futuro dos parlamentos.

Hoje, acontece uma sessão plenária, onde serão debatidas questões organizativas e outros assuntos de interesse comum, reforçando o compromisso dos países lusófonos com a cooperação institucional.

Criada em 1998, a ASG-PLP reúne os secretários-gerais ou cargos equivalentes dos Parlamentos de Angola, do Brasil (Senado e Câmara de Deputados), de Cabo Verde, da Guiné-Bissau, da Guiné- Equatorial, de Moçambique, de Portugal, de São Tomé e Príncipe e de Timor-Leste, com o objetivo de promover a cooperação e a troca de experiências entre os parlamentos dos países de língua portuguesa.

 -0- PANA JA/DD 18agosto2025