Agência Panafricana de Notícias

Angola defende princípio democráticos para paz em África

Luanda- Angola (PANA) -- O presidente da Assembleia Nacional de Angola, Paulo Kassoma, estimou terça-feira em Luanda que o desenvolvimento sustentável da economia, o respeito pelos princípios democráticos e direitos fundamentais dos cidadãos são as vias para África alcançar a paz e a segurança.
Discursando na cerimónia de abertura do Colóquio Internacional, dedicado "A Paz e Segurança em África", enquadrado nas comemorações do 25 de Maio (data da criaç~ºao da Organização da Unidade Africana (OUA), Paulo Kassoma defendeu o combate à pobreza e às grandes endemias, sobretudo o HIV/Sida.
Durante o seu discurso, o orador enumerou as razões políticas, económicas, éticas e religiosas como factores que estão na origem de muitos conflitos vividos pelo continente.
Por isso, salientou a necessidade de os países africanos conquistarem a independência económica, depois da política, para alcançarem a estabilidade social.
Destacou o facto de paz e a recuperação económica proporcionarem a reconstrução de Angola, depois de um longo período de conflito armado.
Na sua óptica, deve-se continuar aperfeiçoar os mecanismos de defesa e segurança da União Africana e das organizações regionais para efectuar com eficiência as missões de paz.
Peritos nacionais e estrangeiros dos diversos sectores, membros do Executivo angolano, entidades diplomáticas, dos órgãos de defesa e segurança nacionais e estrangeiros, vão ao longo deste dia dedicado ao continente reflectir sobre a paz e a segurança em África.
Entre os temas a serem abordados estão "A situação de Segurança na África Austral, principais desafios a alcançar" a ser apresentado pelo Secretário Executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
"A relação entre os mecanismos de paz e segurança das comunidades económicas regionais (CER"s ) e o mecanismo da União Africana", terá como orador Ramtane Lamamra, Comissário para Paz e Segurança da União Africana.
O programa prevê ainda abordagens sobre "A Situação de Segurança no continente africano" e "Contribuição das Nações Unidas para a Segurança em África", cujas apresentações estarão a cargo de Ramtane Lamamra e da coordenadora do Sistema das Nações Unidas em Angola, Joceline Bazile Finley.