Angola considera prioritário fortalecimento do seu sistema nacional de saúde
Luanda, Angola (PANA) - O secretário de Estado de Angola para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, declarou que o fortalecimento do sistema nacional de saúde do país é uma prioridade e que os seus pilares fundamentais passam pela vigilância sanitária.
Sublinhou que estes pilares respeitam o regulamento sanitário internacional e as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Respondendo à imprensa sobre como Angola pode aprimorar a capacidade de vigilância para a deteção precoce de doenças infecciosas, o responsável enumerou as lições aprendidas por Angola durante a pandemia da covid-19, bem como estratégias futuras para melhorar a preparação e resposta a emergências de saúde pública.
Destacou a criação, durante esta pandemia, de uma comissão multissectorial pelo Governo angolano, liderado pelo Presidente da República, João Lourenço, para coordenar as medidas de combate à covid-19.
Referiu ainda que tal comissão incluiu subcomissões de trabalho focadas na elaboração de um plano de contingência que reforçou a vigilância epidemiológica e laboratorial em todo o país.
O objetivo principal, segundo Leonardo Inocêncio, foi evitar a propagação do vírus e preservar a vida dos cidadãos, através de medidas de prevenção e controlos rigorosos.
Ressaltou a importância de prevenir, proteger e fornecer respostas eficazes às emergências de saúde pública, como parte do compromisso contínuo do país com a segurança sanitária.
O secretário de Estado para a Área Hospitalar integrou uma delegação do Executivo angolano, chefiada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, juntamente com o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na Indonésia, Florêncio da Conceição e Almeida, e outros quadros da Casa Civil do Presidente da República, dos Ministérios das Relações Exteriores e da Saúde.
-0- PANA JA/DD 4setembro2024