Agência Panafricana de Notícias

Angola considera positiva prestação no Mundial de andebol

Luanda- Angola (PANA) -- O presidente da Federação Angolana de Andebol (FAA), Pedro Godinho, disse quinta-feira em Luanda que a 11ª posição alcançada pela equipa nacional feminina de andebol no Mundial da China "é bastante prestigiante" para o país.
O dirigente desportivo falava à agência angolana de notícias (ANGOP) no final da partida Angola-China (26-25), tendo dito que o grupo jovem que esteve na prova "cumpriu cabalmente" com o objectivo inicial que era ficar entre as 12 melhores selecções do Mundo.
O equipa perdeu 11 atletas que foram sétimas colocadas na edição de França 2007.
Pedro Godinho disse que "foi muito positivo" porque muito cedo a equipa nacional começou a fazer jogos difíceis e com resultados positivos, com equipas muito mais cotadas, com destaque para a Rússia (campeã em título) com quem perdeu por apenas dois golos 21-23.
Revelou que o seu elenco já esta a esboçar a preparação para o Campeonato Africano das Nações a disputar-se de 10 a 21 de Fevereiro de 2010, no Egipto, onde irá lutar pela conquista do décimo título continental.
"O grupo de trabalho está de parabéns pela boa prestação neste mundial agora é preciso trabalhar já a pensar no Africano das Nações", disse.
Elzira Tavares foi a melhor marcadora de Angola com 45 golos em 72 remates efectuados.
Na primeira fase, as campeãs africanas venceram a Austrália (39-9), a Tailândia (36-16) e a Ucrânia (28-20) e perderam diante da Áustria (20-28) e da Rússia (21-23).
Na segunda etapa da competição, as Angolanas perderam com a França por 24-33 e venceram a Dinamarca (28-23) antes de cederem diante da Alemanha por 21-25.
No campeonato do mundo realizado em 2007, em França, Angola ocupou o sétimo lugar.