Angola considera"excelentes" suas relações com Portugal
Luanda Angola PANA - Presidente angolano, João Lourenço, considerou “excelentes” as relações entre Angola e Portugal, e que as mesmas nunca tinham atingido um nível tão alto como o que se regista atualmente, soube a PANA de fonte oficial.
Em entrevista à imprensa sexta-feira última no Palácio de Berlém, em Lisboa, a capital portuguesa, depois de um encontro com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, o estadista angolano adiantou que essa segunda visita de Estado de dois dias a Portugal tem como finalidade reforçar os laços de amizade e de cooperação entre os dois países lusófonos, com o objetivo de os tornar ainda melhores.
“Nunca as relações entre os nossos países estiveram a um nível tão alto, e o que nós pretendemos é trabalhar no sentido de manter esse nível e, se possível, melhorar”, ressaltou.
Esclareceu, por outro lado, que a visita serviu, igualmente, para agradecer a Marcelo Rebelo de Sousa, por ter sido o chefe de Estado que mais visitou Angola em ocasiões diferentes.
“Honrou-nos com a sua presença na cerimónia de investidura do meu primeiro mandato, do segundo mandato, realizou visitas de Estado, visitas de trabalho, esteve presente num momento difícil para Angola e pelos angolanos, quando perdemos o Presidente José Eduardo Santos(seu antecessor)”, lembrou.
João Lourenço referiu que este gesto do estadista português, que se encontra em fim de mandato, representa um sinal de consideração e de amizade entre os dois países, com destaque para ambos os povos.
“Portanto, nós não podíamos deixar de fazer esta visita enquanto ele ainda é chefe de Estado, uma vez que sabemos que se aproxima o momento em que vai ter que passar, digamos, a cadeira presidencial àquele que vier a ser eleito para o substituir”, frisou.
Antes de deixar o Palácio de Belém, o Presidente João Lourenço assinou o livro de honra, onde destacou a importância da sua visita no quadro do reforço das relações entre Angola e Portugal.
“Volto a este Palácio em pouco mais de um ano, facto que ilustra, com muita clareza, a intensidade e a profundidade das relações que existem entre Angola e Portugal, dois países que estão permanentemente atentos a todas as oportunidades que se lhes oferece, para identificarem oportunidades e transformá-las em ações concretas, encaminhadas para o reforço da cooperação bilateral e para a concretização das aspirações dos nossos respetivos povos ao progresso, ao desenvolvimento e ao bem-estar”, lê-se na mensagem que ficará gravada no livro de honra do Palácio de Belém.
-0- PANA JA/DD 27julho2025