Agência Panafricana de Notícias

Angola alarga quarentena obrigatória a passageiros de Portugal, França e Itália

Luanda, Angola (PANA) – Angola decidiu a alargar a  quarentena obrigatória, de no mínimo 14 dias, a todos os passageiros  provenientes de Portugal, Espanha e França, como países afetados pelo novo coronavírus (Covid-19).

A decisão saída de uma reunião de avaliação das medidas de prevenção e do Plano Nacional de Contingência para o controlo do Covid-19, começa a vigorar, esta quarta-feira, 18 de Março, visando impedir a entrada do coronavírus no país.

Com essa medida tomada pela Comissão Interministerial para a Resposta à Pandemia do Coronavírus (Covid-19), coordenado pelo Ministério da Saúde de Angola,  aumenta para sete o número de países com entrada restrita em Angola, depois da China, da Coreia do Sul, da Itália e do Irão.

Além dessa decisão, a Comissão Interministerial determinou também abranger a quarentena obrigatória a todos os cidadãos que em qualquer momento, no decurso desta pandemia, tenham estado em países com transmissão comunitária do novo coronavírus ou em contacto com doentes afetados pelo Covid-19.

Manter a proibição de visitas aos cidadãos abrangidos por esta medida, enquanto permanecerem nos locais de quarentena, bem como a interdição do acesso público às áreas de quarentena também fazem parte das medidas.

A Comissão recomendou, igualmente, a todos os organismos públicos e privados, a quarentena, de no mínimo 14 dias, de todos os funcionários que tenham regressado de países com transmissão comunitária ativa.

Evitar eventos públicos com a aglomeração de mais de 200 pessoas, respeitando-se as demais orientações das autoridades sanitárias também consta das medidas.

-0- PANA IZ 18março2020