Agência Panafricana de Notícias

Angola aguarda pela detenção de Isabel dos Santos em Dubai

Luanda, Angola (PANA) - Angola aguarda pelo cumprimento do pedido de detenção de Isabel dos Santos, a empresária angolana, residente no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, enviado há mais de um ano às autoridades locais, soube a PANA de fonte oficial.

A informação foi dada quarta-feira última em Lisboa (Portugal) à imprensa local, pelo procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Groz, depois de um encontro de cortesia com o seu homólogo português, Amadeu Guerra.

Lamentou, nessa ocasião, que as autoridades judiciais e políticas dos Emirados Árabes Unidos não tenham entregue à justiça angolana a empresária Isabel dos Santos para responder às acusações de 12 crimes.

"Remetemos toda a documentação necessária ao Dubai, aos Emirados Árabes Unidos, e aguardamos que eles cumpram", afirmou Pitta Gróz.

Sublinhou que “o importante é que ela se ponha à nossa disposição para que o processo seja concluído, seja por detenção ou por apresentação de sua livre e espontânea vontade.”

Hélder Pitta Gróz enfatizou que “ninguém detém uma pessoa pelo prazer da detenção, mas pelo menos esperamos que Isabel dos Santos fique à disposição dos órgãos de Justiça de Angola.”

FIlha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos (de 1979 a 2017), Isabel dos Santos é acusada de 12 crimes no quadro de um processo relativo à gestão da Sonangol (petrolífera estatal de Angola), quando a dirigiu   entre 2016 e 2017.

Por outro lado, o magistrado do Ministério Público manifestou o desejo reforçar os laços de cooperação entre as Procuradorias de Angola e de Portugal, sobretudo, no tocante a projetos comuns resultantes de acordos rubricados.

-0- PANA JA/DD 1nov2024