Agência Panafricana de Notícias

Angola abre ano letivo 2015

Soyo, Angola (PANA) - O ano letivo 2015 em Angola foi oficialmente aberto esta segunda-feira numa cerimónia presidida pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, na cidade petrolífera do Soyo, na província nortenha do Zaire.

Na sua intervenção, Manuel Vicente afirmou que o seu Governo pretende um sistema de educação competitivo e que progrida no sentido de oferecer "um ensino de qualidade, baseado em fundamentos de gestão científica moderna e voltado para a obtenção de resultados que configurem a melhoria da eficiência interna e da equidade da mesma".

Para o efeito, revelou que está em elaboração o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação 2015/2025, como um importante instrumento metodológico para a gestão do sistema educativo a curto e médio prazo.

"Pretendemos um sistema de educação que prepare o homem para a liberdade e para o exercício da cidadania", afirmou o governante durante a cerimónia decorrida sob o lema "Pela afirmação do sistema de educação trabalhemos por um corpo docente de excelência e comprometido com o desenvolvimento do país".

Disse haver ainda desafios a enfrentar, tais como a organização da rede escolar em todo o país, a insuficiência de professores qualificados, crianças fora do sistema de ensino e o êxodo de professores das zonas periféricas e rurais para as cidades "devido à falta de compromisso patriótico e profissional com a causa da educação".

Acrescentou a estes desafios o "acentuado e propositado" desrespeito pela lei e outros regulamentos de funcionamento "e até a indisciplina por parte de alguns professores e alunos, a falta de envolvimento dos pais e encarregados de educação na gestão da vida escolar".

O Governo angolano "assumiu e tem vindo a prestar o apoio necessário às estruturas da educação, assim como uma estratégia concreta e concertada para a solução global dos problemas e desafios identificados no âmbito da avaliação global da reforma educativa", indicou.

Durante a sua passagem pelo Soyao, Manuel Vicente inaugurou, entre outras infraestruturas, um Instituto Médio Politécnico e várias escolas do primeiro e segundo ciclos do ensino geral.

O Instituto Politécnico, que consta de nove salas de aulas e igual número de laboratórios, três dos quais de informática, vai ministrar cursos de soldadura, eletricidade, petróleo e gás, mecânica, instrumentalização, torneiro mecânico e inglês.

Tem ainda dormitórios para acolher alunos de outros municípios e províncias e os cursos vão durar quatro anos.

-0- PANA ANGOP/IZ 02fev2015