Agência Panafricana de Notícias

Analisado em Roma impacto de géneros alimentícios sobre desenvolvimento sustentável

Roma, Itália (PANA) – Ministros da Agricultura e Comércio de cerca de 20 países reuniram-se com peritos e outros responsáveis de alto nível em Roma, na Itália, para discutir sobre as suas experiências e envolvimentos políticos específicos do comportamento, a longo prazo, dos preços agrícolas, incluindo eventuais subidas periódicas.

Os participantes nesta reunião de um dia vão igualmente abordar a baixa atual dos preços dos géneros alimentícios no quadro dos esforços da comunidade internacional para realizar a Agenda 2030 por um desenvolvimento sustentável e os objetivos de desenvolvimento sustentável, anunciou a agência alimentar das Nações Unidas num comunicado esta segunda-feira.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) notou que os preços dos géneros alimentícios registaram subidas espetaculares entre 2008 e 2012, o que desencadeou confrontos em vários países.

Ela indicou que se os preços se tornaram menos instáveis e agora baixam regularmente, passaram a ser mais elevados que os dos anos 90.

A reunião de Roma, que vai igualmente compreender quatro discussões de mesa redonda, vai explorar vários temas como as respostas das políticas comerciais aos desafios como a mudança climática, a desnutrição e a dependência a respeito dos produtos básicos bem como o estatuto atual da política comercial na alimentação e na agricultura.

Resumos destas mesas redondas serão apresentados durante a cerimónia de encerramento da reunião, segundo o comunicado.

-0- PANA MA/FJG/JSG/MAR/IZ 03out2016