Amnistia Internacional saúda libertação de opositor camaronês Maurice Kamto
Paris, França (PANA) – A Amnistia Internacional (AI) saudou a libertação, em Yaoundé (capital camaronesa), de vários reclusos membros da oposição, dos quais Maurice Kamto, presidente do Movimento para o Renascimento dos Camarões (MRC).
Reagindo a esta soltura, ocorrida sábado último em Yaounde, a capital camaronesa, a diretora-adjunta para a região da África Ocidental e Central da AI, Samira Daoud, desejou que este gesto pusesse termo à repressão das vozes dissidentes.
"O anúncio do Presidente Paul Biya de pôr termo às perseguições lançadas contra o líder da oposição Maurice Kamto e vários dos seus apoiantes é uma informação obviamente bem-vinda para uma ruptura decisiva com a longa repressão das vozes dissidentes nos Camarões", regozijou-se Samira Daoud.
Sábado, o Tribunal Militar de Yaoundé ordenou a libertação de Maurice Kamto, detido a 28 de janeiro último, com centenas dos seus apoiantes, depois dum anúncio feito no mesmo dia pelo Presidente Paul Biya de pôr termo às perseguições contra ele.
"As autoridades deviam ir mais longe, libertando todos os outros indivíduos arbitrariamente detidos por ter exercido o seu direito à liberdade de expressão e de comício pacífico, e tomando medidas claras para proteger e respeitar os direitos humanos”, sublinhou AI.
Antes desta semana, o Presidente Biya anunciou o fim das perseguições contra 333 pessoas privadas de liberdade devido ao seu suposto papel na crise nas regiões anglófonas, enquanto um diálogo nacional sobre a mesma crise nestas regiões, por iniciativa do Presidente Biya, terminou sábado último.
-0- PANA BM/TBM/MAR/DD 06out2019