Agência Panafricana de Notícias

Amnistia Internacional insiste em extradição de Saif al-Islam al-Kadafi para TPI

Lagos, Nigéria (PANA) – A decisão tomada quarta-feira pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) a ordenar à Líbia a entrega imediata de Saif al-Islam al-Kadafi é um pogresso para a Justiça e a transparência, indicou a Amnistia Internacional num comunicado enviado esta sexta-feira à PANA.

« Esta decisão clara tomada pelos juízes do TPI deverá efetivamente pôr termo à longa história sobre a sorte de Saif al-Islam », afirmou o chefe da equipa de justiça da Amnistia Internacional, Marek Marczynski.

«A Líbia deve responder à injunção do TPI e entregar Saif al-Islam al-Kadafi sem delonga. Um julgamento não equitativo num tribunal líbio onde o acusado arrisca a pena de morte e não pode de qualquer modo garantir a justiça e a transparência”, afirmu Marek Maczynski.

Face à obstinação das autoridades líbias de julgar Saif al-Islam no seu país, o TPI faz observar que ele pode referir-se ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, em caso de recusa do Governo líbio de se conformar com a decisão da jurisdição internacional.

Desde a sua captura em novembro de 2011, Saif al-Islam al-Kadafi, procurado por crimes contra a humanidade no quadro da repressão brutal de manifestações pelo Governo do seu pai Muamar Kadafi, está em isolamento num local guardado secreto em Zenten, no noroeste da Líbia.

-0- PANA SEG/LSA/SSB/FK/TON 6abril2012