Agência Panafricana de Notícias

Amnistia Internacional defende entrega de Seif Al-Islam Kadafi ao TPI

Lagos, Nigéria (PANA) – Após a captura de Seif Al-Islam Kadafi sábado no sul da Líbia, a Amnistia Internacional (AI) advertiu as autoridades de Transição no país para evitar àquele a sorte reservada no passado ao seu pai, Muamar Kadafi, e ao seu irmão Mu’tassim Kadafi.

Num comunicado transmitido este domingo à PANA, a Amnistia Internacional preveniu « as autoridades do CNT (Conselho Nacional de Transição) para não reservar a mesma sorte a Seif Al-Islam Al-Kadafi, a fim de que ele possa responder diante da Justiça pelos seus presumíveis crimes, num julgamento equitativo sem pena capital ».

Segundo a diretora adjunta da Amnistia para o Médio Oriente e África do Norte, Hassiba Hadj Sahraoui, o Conselho Nacional de Transição (CNT) deve transferir Seif Al-Islam para um inquérito junto do Tribunal Penal Internacional (TPI).

« Ele deve ser entregue ao TPI, e a sua segurança e os seus direitos devem ser garantidos », se se confirmar que ele foi detido pelas autoridades líbias », declarou Sahraoui que afirma que « a sua audiência diante do TPI é uma garantia de Justiça, verdade e reparações para as vítimas de crimes contra a humanidade que ele é acusado de ter cometido contra o povo líbio ».

O TPI emitiu em junho último um mandado de captura contra Seif Al-Islam, o coronel Muamar Kadafi e o antigo chefe dos Serviços de Inteligência líbios, Abdallah Al-Senoussi, por duas acusações de crimes contra a humanidade, assassinatos e perseguição.

-0- PANA SEG/ASA/SSB/FK/IZ 20nov2011