Cartum, Sudão (PANA) - Uma conferência internacional entre vários países ocidentais e árabes do Golfo iniciou-se em Riade, na Arábia Saudita, a fim de ajudar o Sudão a ultrapassar a sua crise atual, soube a PANA de fonte oficial.
O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sudão, Volker Perthes, publicou esta terça-feira, na sua conta Twitter oficial, que o grupo dos “Amigos do Sudão” estava reunido em Riade (a capital saudita), apesar de o próprio não conseguir participar neste encontro, devido a um diagnóstico do coronavírus (covid-19).
O grupo dos Amigos do Sudão, acolhido pelo Governo saudita, integra os Estados Unidos, o Reino Unido, a Noruega, os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita, a França, a Suécia, o Banco Mundial (BM), o Fundo Monetário Internacional (FMI), a União Europeia (UE) e as Nações Unidas.
A reunião de um dia visa ver a forma de ajudar a iniciativa da Missão Integrada de Assitência à Transição das Nações Unidas no Sudão (UNITAMS, sigla em inglês) incumbida de ajudar o país a ultrapassar a sua crise politica atual.
"Um apoio internacional e um efeito de alavança são necessários: O apoio ao processo político deve ser acompanhado por um apoio ativo para se pôr termo à violência (Sudão)”, indicou.
-0- PANA MO/MA/BAI/IS/SOC/FK/DD 18jan2022