Agência Panafricana de Notícias

Americano James Swan nomeado representante especial da ONU na Somália

 

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Um representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, foi nomeado quinta-feira, anunciou este último num comunicado.

Trata-se do Americano James Swan, que é cumulativamente chefe da Missão de Assistência das Nações Unidas na Somália (MANUSOM), lê-se na nota. comunicado das Nações Unidas divulgado quinta-feira última em Nova Iorque.

Swan sucede ao Sul-Africano Nicholas Haysom, a quem António Guterres exprimiu a sua profunda gratidão para a dedicação de que deu prova no cumprimento da sua missão na Somália, em momentos difíceis.

Segundo o documento, Swan é um diplomata experiente e fez uma longa carreira internacional no seio do Governo americano.

Passou grande parte da sua carreira nos países africanos confrontados com transições complexas.

Foi embaixador na República Democrática do Congo (RDC), de 2013 a 2016, representante especial dos Estados Unidos para a Somália, de 2011 a 2013, e embaixador no Djibuti, de 2008 a 2011.

Swann foi, de 2006 a 2008, sub-secretário de Estado adjunto para os Assuntos Africanos e, de 2005 a 2006, diretor da Análise sobre África no Gabinete de Informação e Pesquisa do Departamento de Estado americano.

Antes disso, ocupou vários cargos na RDC, na República do Congo, na Somália, nos Camarões, no Nicarágua e no Haiti.

-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/DD 31maio2019