Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A ameaça de ataque e rapto contra cidadãos ocidenciais permanece elevada na zona saheliana, mas também nos países limítrofes, indicou França, num comuicado de alerta aos seus nacionais.
« Nenhuma zona pode ser doravante considerada como totalmente segura », indica o alerta transmitido no último fim de semana à PANA.
De acordo com a mesma fonte, recomendaram evitar formalmente viajar para as zonas vermelhas no Mali, no Níger, na Mauritânia mas também em todas as zonas vermelhas dos países fronteiriços.
« Os cidadãos franceses que estão nestas zonas devem saber que a sua segurança e a sua vida estão explicita e diretamente ameaçadas. Particularmente para os turistas, nenhuma pessoa, grupo, organização pode pretender garantir a sua segurança.
"Devido ao impacto regional da situação de segurança, no Mali, pediram particularmente aos cidadãos franceses para demonstrar maior prudência, referindo-se às indicações que figuram nos conselhos aos viajantes próprios a cada um dos países da coroa saheliana, incluindo os países fronteiriços em vigilância reforçada", lembra a nota.
-0-PANA TNDD/BEH/FK/IZ 17agosto2020