Agência Panafricana de Notícias

Altos responsáveis europeus homenageiam Nelson Mandela

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia, respetivamente Herman Van Rompuy e Manuel Durão Barroso, consideraram o dia da morte de Nelson Mandela como "um dia muito triste não só para a África do Sul, mas para toda a comunidade internacional".

Numa declaração conjunta divulgada quinta-feira à noite, em Bruxelas, pouco depois do anúncio da morte do antigo Presidente sul-africano, as duas personalidades descrevem Nelson Mandela como "a maior figura histórica do nosso tempo, que representa a luta contra o racismo, a violência política e a intolerância".

"Nelson Mandela representa igualmente a justiça, a liberdade e o respeito dos direitos humanos", pode ler-se na declaração, que reconhece que ele "ensinou-nos todos uma magistral lição para a reconciliação, a transição política e a transformação social".

Por seu turno, o Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, é de opinião que a África do Sul perdeu o seu pai e o mundo um herói, "um dos maiores homens do nosso tempo".

-0- PANA AK/JSG/MAR/IZ 6dez2013