Trípoli, Líbia (PANA) – A ministra líbia dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Najla al-Mangouch, reuniu-se com o embaixador da União Europeia (UE) na Líbia, José António Sabadal, para analisar as modalidades da visita do alto comissário da UE para os Negócios Estrangeiros e Segurança, Joseph Borrell, a Trípoli, nos próximos dias.
Durante a reunião realizada, domingo na sede do Ministério em Trípoli, al-Mangouch e Sabadal passaram em revista os aspetos do apoio dado pela UE à Líba em diversos domínios, precisou um comunicado publicado pelo Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros.
A Líbia e a UE estão ligadas por diversos domínios de cooperação, nomeadamente a luta contra a emigração clandestina, a segurança das fronteiras e a parceria no quadro da política europeia de vizinhança.
As duas partes discutiram igualmente sobre as disposições e medidas tomadas para realizar as consultas eleitorais, previstas para finais de dezembro próximo, de acordo com a mesma fonte.
Eleições gerais estão previstas para 24 de dezembro próximo na Líbia, em conformidade com o roteiro adotado pelo Fórum do Diálogo Político Líbio.
Todavia, a persistência das divergências em torno da adoção de uma base constitucional para as eleições compromete a organização deste escrutínio na data prevista.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 06set2021