Alta responsável norte-americana no Burundi
Washington, Estados Unidos (PANA) - A secretária adjunta interina dos Estados Unidos para a Democracia, Direitos Humanos e Trabalho, Lisa Peterson, encontra-se, desde segunda-feira, em Bujumbura, para uma visita oficial de dois dias ao Burundi, soube a PNA de fonte oficial.
Durante a sua estadia, Peterson sublinhará o compromisso dos Estados Unidos com a proteção e promoção dos direitos humanos e da democracia na região dos Grandes Lagos africanos.
O Departamento de Estado americano indicou num comunicado que ela se permanecerá a Bujumbura, no Burundi, de 14 a 15 de março, devendo depois rumar para Kampala, no Uganda, onde ficará 16 a 17 do mesmo mês.
Em Bujumbura, Peterson reunir-se-á com responsáveis do Governo e da sociedade civil para discutir sobre a boa governação, a proteção dos direitos humanos e a continuação dos esforços de reforma envidado pelo Presidente burundês, Evarista Ndayishimiye, após o fim do programa de sanções contra o o Burundi em novembro de 2021, sefundo o Departamento de Estado americano.
"A sua visita demonstrará o compromisso dos Estados Unidos de se empenhar-se com os países mobilizados para empreender reformas”, lê-se na nota.
De Bujunbura, ela rumará para Kampala, no Uganda, onde ficara de 16 a 17 do corrente, com o fito de se reunir com responsáveis governamentais, membros do Parlamento e líderes da sociedade civil, para sublinhar a importância de pedir contas aos violadores dos direitos humanos, autores nomeadamente de desaparecimentos forçados e atos de tortura.
"A sua viagem realçará o apoio dos Estados Unidos ao povo ugandês e o nosso compromisso de trabalhar juntos para fazermos progredir a dermocracia, protegermos as liberdades de expressão e associação, e promovermos o respeito pelos direitos humanos”, indica o comunicado.
-0- PANA MA/BAI/IS//DIM/DD 14março2022