Agência Panafricana de Notícias

Alta representante europeia discute com chefe de diplomacia do Sudão sobre tensão entre Norte e Sul do Sudão

Bruxelas, Bélgica (PANA) –A alta representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Cathérine Ashton, recebeu terça-feira em audiência, Bruxelas, o ministro sudanês dos Negócios Estrangeiros, Ali Karti, com quem discutiu sobre a situação política tensa na província de Abyei, na fronteira entre o Norte e o Sul do Sudão.

A alta representante da UE exprimiu as suas « vivas preocupações » pela situação prevalecente ao Sul de Kordofan, província do Norte do Sudão fronteiriça do Sudão Sul.

Ashton deve deslocar-se sábado a Juba (a capital do Sudão Sul), à frente de uma importante delegação da UE que deverá assistir à cerimónia da proclamação da independência desta parte do país..

Segundo relatórios oficiais proveninentes destas localidades, confrontos continuam entre o Exército sudanês e milícias Nuba, proprietárias do território do Sudão Sul.

As negociações para a delimitação da fronteira entre o Norte do Sudão e o novo Estado do Sudão Sul estão bloqueadas devido ao facto de que as novas autoridades do Sul se recusam a pagar o imposto exigido pelo Norte para a utilização dos oleodutos e do porto para a evacuação do petróleo cujos jazigos estão no Sudão Sul.

A situação é tal que Ashton pediu a manutenção dos Capacetes Azuis da Organização das Nações Unidas (ONU) nos dois Estados após a proclamação da independência do Sudão Sul.

Para observadores, a tensão é tal que a proclamação da independência do Sudão Sul, prevista para 9 de julho, portanto sábado próximo, pode ser adiada.

-0- PANA AK/TBM/FK/DD 06julho2011