Bamako, Mali (PANA) - Um novo presidente da Alta Autoridade da Comunicação (HAC, sigla em francês) acaba de ser nomeado no Mali, soube a PANA de fonte oficial.
Trata-se de Gaoussou Coulibaly, nomeado na semana passada, em substituição de Fodé Touré cujo mandato expirará em dezembro próximo, segundo a fonte.
Até à sua promoção, Coulibaly era secretário permanente da HAC, de acordo com um decreto presidencial.
No mesmo contexto, foram também nomeados novos membro desta instituição, nomeadamente um jornalista, Seydou Sissouma, ex-conselheiro para a Comunicação do ex-Presidente maliano Amadou Toumani Touré (2002-2012) e ex-comissário da UEMOA (União Económica Monetária Oeste-Africana) para o Mali, e Modbo Guidjilaye, engenheiro do Gabinente da Radiodifusão e Televisão do Mali (ORTM).
Seis outros membros da instância que tem, no total, nove membros foram nomeados, há alguns meses incluindo três designados pelo presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), o coronel Assimi Goita, que desempenha o papel de Parlamento, e três outros designados por organizações profissionais da imprensa.
Criada em 2014, a HAC tem por objetivo a regulação do setor da comunicação nos domínios da comunicação audiovisual, da imprensa escrita, da publicidade através da imprensa audiovisual, escrita e online.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 21nov2022