Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A sul-africana Saray Khumalo fez história nesta quinta-feira ao tornar-se na primeira mulher negra africana a escalar o Monte Everest, o cimo do mundo.
Esta empresária, de 28 anos de idade, chegou ao cimo da montanha mais alta do mundo, na madrugada desta quinta-feira, no termo de quatro tentativas.
"De toda África, parabéns por ter chegado ao topo, Saray", lê-se nas páginas do Facebook de seus patrocinadores.
Confirmaram que ela estava mesmo abaixo do pico sul, mas na zona extrema e que ela deve voltar ao acampamento de base, sábado próximo.
Há dois anos, Khumalo, nascida na Zâmbia, foi evacuado de helicóptero perto do cimo de Pic Everest, depois de ter ficado ofegante.
Em 2012, ela escalou o Monte Kilimanjaro para arrecadar fundos para as Bibliotecas Nelson Mandela, uma organização de caridade.
Cathy O'Dowd e Ian Woodall foram os primeiros sul-africanos a plantar a bandeira da África do Sul no pico em 1996.
A expedição, apoiada pelo então Presidente sul-africano, Nelson Mandela (1994-1999), foi marcada por uma tragédia: uma equipa sul-africana foi sacudida por uma violenta tempestade que matou oito alpinistas, incluindo o fotógrafo sul-africano, Bruce Herrod.
A 26 de maio de 2003, Sibusiso Vilane tornou-se o primeiro sul-africano negro a atingir o cimo desta montanha deoito mil 848 metros de altura.
-0- PANA CU/MA/AKA/DIM/DD 16maio2019