Alpha Condé lidera votos em quatro das 38 circunscrições eleitorais na Guiné Conakry
Conacri, Guiné (PANA) - A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) anunciou, terça-feira à noite resultados provisórios parciais de algumas circunscrições eleitorais do país, onde o candidato da Coligação do Povo da Guiné (RPG, Arco-íris), Alpha Condé, venceu quatro dos 38 distritos eleitorais.
O Presidente cessante ganhou assim três das cinco comunas da capital, Conakry, em particular as de Kaloum com 12 mil 412 votos, ou seja, 51,87 por cento, de Matam com 25 mil 581 votos, ou seja, 51,39 por cento, e Matoto com 104 mil 450 votos, ou seja, 49,13 por cento.
Ganhou igualmente a prefeitura de Boffa (Guiné Marítima ou Baixa Guiné), uma das 33 do país, com 23 mil 983 votos, ou seja, 56,69 por cento.
A CENI continuará a publicar os resultados provisórios, à medida que forem recebidas atas de votação
Pouco antes da proclamação destes resultados parciais da votação que opôs 12 candidatos, a União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG) do ex-primeiro-ministro, Mamadou Cellou Dalein Diallo, principal opositor ao Presidente Alpha Condé, declarou, durante um briefing com a imprensa, que foi o seu candidato que venceu desde a primeira volta.
O candidato da UFDG, que desde 2010 defronta pela terceira vez Alpha Condé, autoproclamou-se, segunda-feira, vencedor da votação na primeira volta, antes do fim das operações de centralização e contagem das atas dos votos dos cinco milhõe 400 mil eleitores que cumpriram seu dever cívico em todo o território nacional onde foram instaladas 14 mil assembleias de voto.
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que enviou uma missão de observação eleitoral de 116 pessoas, declarou na noite de terça-feira que "a votação não foi marcada por nenhuma irregularidade."
Depois de o candidato da UFDG se autoproclamar vencedor, o Tribunal Constitucional, que se pronuncia sobre controvérsias antes de publicar os resultados finais, ordenou à CENI para entregar a cada um dos candidatos cópias autenticadas dos resultados.
A comunidade internacional apelou à calma e moderação, exortando a todos os candidatos a consultarem as instituições encarregues da votação e evitarem qualquer publicação individual dos resultados.
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 21outubro2020