Agência Panafricana de Notícias

Alpha Condé em França

Conakry, Guiné (PANA) - O chefe de Estado guineense, Alpha Condé, vai iniciar terça-feira uma visita de Estado de 72 horas a França, onde ele discutirá com o seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, questões ligadas à cooperação bilateral, informou à PANA uma fonte oficial em Conakry.

Alpha Condé, que vai fazer-se acompanhar duma forte delegação governamental, evocará com Nicolas Sarkozy a suspensão de várias subvenções pelos parceiros de desenvolvimento desde o golpe de Estado de dezembro de 2008, na sequência da morte do Presidente Lansana Conté.

Os parceiros de desenvolvimento, nomeadamente a União Europeia (UE), condicionam os financiamentos à organização das eleições legislativas, previstas para o último trimestre de 2011.

Os dois chefes de Estado abordarão igualmente a questão da dívida guineense, estimada em cerca de três mil biliões de dólares americanos.

« O Presidente Condé instará o seu homógolo a defender a causa do seu país junto dos seus credores para reduzir a dívida ou mesmo cancelá-la », acrescentou a fonte.

A fonte indicou que os dois estadistas evocarão vários assuntos da política africana, nomeadamente as crises na Côte d’Ivoire e na Líbia.

Antigo presidente da Federação dos Estudantes da África Negra de França (FEANF) nos anos 60 e ex-professor de Direito na Universidade de Sorbonne (Paris), Alpha Condé deverá reunir-se, durante a sua estada, com o patronato francês para exortar os empresários a investir-se na Guiné « onde todos os problemas da justiça estão em via de encontrar soluções duradouras ».

-0- PANA AC/JSG/MAR/TON 21março2011