Bamakp, Mali (PANA) – As Alfândegas malianas confiscaram, a bordo de um veículo, um saco cheio de notas de francos CFA estimadas em 240 milhões (cerca de 120.000 dólares americanos), em Kadiana, na província de Bougouni (sul), na fronteira entre o Mali e a Côte d’Ivoire, soube a PANA de fonte aduaneira.
O detendor desta soma foi preso por agentes aduaneiros por "exportação em contrabando de divisas”.
"Normalmente, quando um veículo chega à barreira, ele deve imobilizar-se para formalidades de controlo de documentos e revista pelas Alfândegas. Curiosamente, este carro não se conformou com a esta obrigação apesar da presença dos agentes aduaneiros. Foi assim que uma perseguição foi lançada contra o veículo suspeito. Ele foi intercetado à saída da cidade para ser minuciosaente revistado. Foi assim que as notas foram descobertas num saco bem arrumado”, explicou o chefe de brigada do Escritório das Alfândegas de Kadiana, Djibrilla Maiga.
De acordo com a mesma fonte, as Alfândegas ordenaram o confisco das notas e determinaram a abertura de um processo contra o transgressor, um cidadão maliano que rumava para a Côte d’Ivoire, e cuja identidade não foi revelada.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 06out2021