Agência Panafricana de Notícias

Alfândegas do Mali apreendem 300 quilogramas de droga com destino a Senegal

Bamako, Mali (PANA) - A Brigada Móvel de Intervenção das Alfândegas Malianas (BMI) apreendeu em Kati, a cerca de 15 quilómetros de Bamako, na noite de terça-feira 172 pacotes de cannabis com um peso total de mais de 300 quilogramas, soube a PANA junto da Direção Geral das Alfândegas do Mali.

Estes pacotes de cannabis estavam cuidadosamente dissimulados sob o chassis duma plataforma de contentor matriculada no Senegal.

Terça-feira à noite, o reboque foi carregado de cannabis antes de seguir para Dakar. Os agentes da BMI seguiram o veículo até à saída de Kati no eixo Bamako-Dakar.

Alguns quilómetros mais longe, um carro matriculado no Mali entra em cena com a missão de recuperar os pacotes de droga. "É durante esta operação de descarga que ordenei aos meus homens para passar à ação", explicou o chefe da Brigada, o inspetor Mohamed Coulibaly.

Como era de noite, os motoristas e os seus cúmplices identificados como Senegaleses conseguiram fugir no mato, abandonando os veículos e a sua carga, enquanto os dois veículos e o seu contéudo foram conduzidos ao pátio da BMI em Bamako.

"Esta apreensão incita-me a pensar que o nosso país está a tornar-se uma placa giratória para produtos de drogas com diversos destinos", deplorou Coulibaly.

Ela ocorreu alguns dias depois da apreensão de 400 quilogramas de cannabis numa loja no centro comercial do mercado de Bamako.

-0- PANA GT/TBM/IBA/MAR/TON 07fevereiro2014