Agência Panafricana de Notícias

Alerta para taxa elevada de doenças não transmissíveis nas ilhas Maurícias

Port-Louis, Ilhas Maurícias (PANA) – O ministro maurício da Saúde e Qualidade da Vida, Lormus Bundhoo, apelou aos seus compatriotas para mudarem o seu estilo de vida alertando para o risco de toda a população ficar doente dentro de cinco anos.

Ao inaugurar um programa de despistagem das Doenças Não Transmissíveis (DNT) para funcionários, Bundhoo defendeu uma iniciativa multilateral e uma estratégia em relação à saúde.

«Devemos insistir na prevenção se quisermos mudar a tendência das doenças cardiovasculares, da diabete e da hipertensão na ilha », disse.

Ao citar cifras oficiais, o governante maurício indicou que 23 porcento da população maurícia, da faixa etária compreendida entre os 23 e os 74 anos de idade, sofrem da diabete, 65,7 porcento pesam demasiado ou são obesos, enquanto a hipertensão afeta 37,9 porcento da população.

« O número de pessoas vítimas de doenças cardiovasculares está em alta, ao passo que os nossos hábitos alimentares estão a deterioriar-se », lançou o ministro da Saúde ao seu auditório, antes de encorajar a população a mudar estes hábitos, praticar cada vez mais atividades desportivas e cessar de fumar e consumir produtos alcoólicos.

-0- PANA NA/JSG/IBA/FK/DD 26set2011