Alerta para "ritmo elevado" de propagação de covid-19 na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - O ministro tunisino da Saúde Tunísia, Faouzi Mehdi, deplorou terça-feira o “ritmo elevado” da propagação do coronavírus, com novos recordes diários, segundo últimos relatórios publicados pelo seu departamento.
Durante uma conferência de imprensa, o ministro relatou 76 mortes registadas até a 4 de janeiro de 2021, elevando o total de casos desde o início da epidemia a quatro mil 938.
Indicou que mil 616 pacientes com covid-19 estão atualmente hospitalizados em unidades de saúde públicas e privadas, dos quais mil 943 em serviços de reanimação intensiva e 289 sob oxigénio.
Para conter este recrudescimento, o governante salientou medidas “estritas” tomadas pelas autoridades para fazer respeitar o recolher obrigatório e o protocolo de saúde, quanto ao uso de máscaras faciais e ao distanciamento físico em espaços públicos.
“Mas o mais importante é a adesão dos cidadãos a estas medidas para se preservar a sua saúde e a de outras pessoas”, insistiu.
Além disso, o ministro disse que a Tunísia fez um pedido de dois milhões de doses de vacinas anti-covid-19 que pretende adquirir “o mais rapidamente possível” de dois laboratórios americanos.
Lembrou que estão em curso negociações com outros laboratórios para a aquisição de quantidades adicionais de vacinas, com o objetivo de beneficiar 50 por cento da população, ou seja, 12 milhões de habitantes.
Segundo ele, a prioridade da vacinação, que será gratuita, será dada a maiores de 60 anos de idade, a trabalhadores da saúde, a outros setores “sensíveis” e a portadores de doenças crónicas, nomeadamente cardíacos, insuficientes renais e diabéticos especialmente.
-0- PANA BB/IS/MAR/DD 05janeiro2021