Agência Panafricana de Notícias

Alerta para riscos da auto-medicação em Kwanza-Norte, norte de Angola

Dondo- Angola (PANA) -- Um médico cubano, Yosvany Paez Rodrigues, especialista em medicina, considerou quarta-feira em Dondo, na província do Kwanza Norte (norte), que a auto-medicação é um dos problemas que interfere gravemente e prejudica o tratamento clínico dos pacientes.
Falando numa palestra sobre "Os Perigos da Auto-medicação", promovida pelo Hospital Municipal de Kambambe, Rodrigues afirmou que a ingestão de medicamentos sem prescrição médica é uma das principais causas do retardamento da recuperação de muitos doentes.
De acordo com o médico, muitos pacientes recorrem a esta prática devido ao hábito de recorrer tardiamente aos serviços de saúde regulares.
Quando confrontados com efeitos colaterais e o consequente agravamento da enfermidade, estes não informam os médicos sobre os fármacos ingeridos sem qualquer prescrição médica, lamentou.
"Tais factores têm constituído a principal causa da alteração do quadro clínico de muitos pacientes, que não prestam informação sobre a prática da auto-medicação em casa", martelou Yosvany Paez Rodriguez.
Ele recordou à população que o fármaco, quando mal administrado, pode, em vez de curar, levar à morte, razão pela qual os cidadãos devem procurar somente o socorro de profissionais vocacionados.
A palestra enquadrou-se nas comemorações de 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde, e visou chamar atenção da sociedade sobre a necessidade de se abster da prática da auto-medicação.
Ainda no âmbito do Dia Mundial da Saúde, a comemorar-se sob o lema "Urbanização e saúde", o Hospital Municipal de Kambambe promove um ciclo de actividades comunitárias ligadas a campanhas de medição de tensão arterial, da glicemia, de classificação do grupo sanguíneo, de testes voluntárias do HIV/Sida e de hemoglobina em várias localidades do município.