Agência Panafricana de Notícias

Alerta para gripe suína no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- As autoridades sanitárias do Zimbabwe declararam sexta-feira que o país está em estado de alerta contra a gripe suína, a doença que se declarou na vizinha África do Sul e noutros países africanos.
O ministro zimbabweano da Saúde, Paul Madzorera, declarou que um grupo de trabalho foi criado para controlar a situação em caso de aparecimento da gripe.
"A propagação contínua da pandemia e o facto de os casos terem sido diagnosticados no Egipto e na África do Sul constituem um risco real para o Zimbabwe, por conseguinte é necessário que a população seja informada e que os serviços de saúde estejam prontos para conter esta doença", declarou o governante zimbabweano.
"O ministério da Saúde criou um grupo de trabalho nacional para controlar a preparação e as disposições necessárias a todos os níveis de prestação de serviço", acrescentou.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu medicamentos ao Zimbabwe para ajudar o país a fazer face à gripe suína em caso de declaração.
A gripe suína, que apareceu em Abril último no México, progagou-se desde então a vários países e foi declarada pandemia pela OMS.