Alerta para gravidade da situação de coronavírus na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O diretor do Centro Nacional Líbio de Luta contra Doenças, Badreddine al-Najjar, alertou domingo para a agravação da situação sanitária do país, depois de o país ter atingido a barreira de 100 mil casos de coronavírus (covid-19), soube a PANA de fonte oficial.
O número de casos de coronavírus acumulados na Líbia subiu, domingo, último para 104 mil 745 casos, dos quais 22 mil 872 ativos, 80 mil 292 curados e mil 581 óbitos.
Num comunicado de imprensa, publicado no mesmo dia, al-Najjar exprimiu a sua inquietação em relação à situação epidemiológica na Líbia, indicando centros de quarentena estão quase incapazes de prestar serviços necessários aos pacientes devido aos números cada mais elevados de pessoas infetadas.
Sublinhou que houve um atraso na criação de novos centros de confinamento ou na extensão dos centros existentes para acolherem mais pacientes e enfrentarem a forte incidência da doença.
Assinalou que a situação está orientada para um maior nível de perigo se o número de infeções continuar a aumentar.
Avisou que os centros de isolamento não poderão acolher estes pacientes, devido a um défice de pessoal médico e de diferentes meios.
Al-Najjar revelou que as taxas de contaminação mais importantes estão concentradas nas cidades de forte densidade populacional, tais como Benghazi (leste), Trípoli e Misrata (leste), sublinhando que outros fatores poderão estar na origem do número elevado das infeções nestas cidades, nomeadamente a presença de portos marítimos e aeroportos que acolhem estrangeiros.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 11jan2021