Agência Panafricana de Notícias

Alerta de cólera em Bujumbura e outras regiões do Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – A cólera já terá feito vários mortos dos mais de uma centena de pacientes recebidos desde o fim de julho passado para cuidados de emergência nas diferentes estruturas sanitárias do país, anunciou sexta-feira a ministra da Saúde, Sabine Ntakarutimana.

A cidade de Bujumbura foi citada pela ministra entre os locais mais ameaçados pela « doença das mãos sujas », sobretudo a nível dos bairros da periferia sul da capital burundesa.

As outras localidades mais afetadas pela epidemia situam-se mais no oeste do país e no litoral do lago Tanganyika.

A ministra deu vários números verdes para chamadas telefónicas, nas redes fixa ou móvel, aos quais a população pode recorrer para assinalar ao centro de saúde mais próximo os casos suspeitos de diarreia e vômitos intensos que são os principais sinais da doença.

Centros especializados no tratamento da doença foram igualmente instalados rapidamente nas localidades mais expostas, segundo a ministra.

Por seu turno, explicou, a Empresa Nacional de Produção de Água (REGIDESO) vai fazer esforços suplementares para abastecer as localidades onde a cólera prolifera sobretudo devido à falta de água corrente e à insalubridade do meio de vida ambiente.

-0- PANA FB/JSG/MAR/IZ 19agosto2011