Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) – Os Serviços Meteorológicos levantaram, esta terça-feira de manhã, o alerta ciclónico emitido, há dois dias, após a passagem do ciclone tropical Calvinia, que está afastar-se das ilhas Maurícias.
Assim, nenhuma advertência de ciclone está em vigor nas ilhas Maurícias.
No seu 14º e último boletim de ciclone para as ilhas Maurícias, emitido às 10 horas 10 minutos (horas locais) esta terça-feira, os Serviços Meteorológicos indicam que, durante as últimas três horas, a forte tempestade tropical Calvinia manteve a sua trajetória para o sul a quase 10 quilómetros por hora.
Nesta trajetória, ela está a afastar-se das ilhas Maurícias, e visto o seu pequeno diâmetro, o risco das condições ciclónicas na ilha diminuiu consideravelmente.
Segundo estes serviços, o ciclone tropical estava centrado em torno do ponto 21.6 graus sul de latitude e 58,2 graus leste de longitude, ou seja, a quase 130 quilómetros a sudeste da ilha.
Nenhum dano maior foi registado até agora, mas fala-se em algumas estradas obstruídas por árvores que caíram.
Segundo as autoridades, o ciclone também danificou uma centena de casas no sul da ilha, bem como as infraestruturas públicas. Quase seis mil casas foram desconetadas da eletricidade nesta parte da ilha.
-0- PANA NA/TBM/FK/IZ 31dez2019