Agência Panafricana de Notícias

Alemão Martin Kobler sucede a Bernardino Leon como emissário da ONU para Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nomeou o diplomata alemão Martin Kobler novo enviado especial na Líbia, em substituição do Espanhol Bernardino Leon, enquanto as negociações interlíbias estão num impasse após a rejeição pelos dois protagonistas do acordo de paz proposto pela ONU.

Martin Kobler, de 60 anos, trabalhou como embaixador alemão no Iraque e no Egito, antes de dirigir a Missão da ONU para a Estabilização na RD Congo (MONUSCO).

Ele foi colaborador do ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Joschka Fischer, para trabalhar na ONU em 2010, como emissário adjunto para o Afeganistão, depois como emissário especial no Iraque, de 2011 a 2013.

Bernardino Leon anunciou que um encontro será organizado nos próximos dias para ouvir as propostas dos Líbios e as suas ideias, sublinhando que havia um apoio sem precedentes da comunidade internacional ao processo de paz na Líbia e que não existe uma alternativa à continuação das negociações entre as diferentes partes na Líbia.

Este anúncio foi feito apesar da rejeição do projeto de acordo final e da composição do Governo de União anunciada, a 8 de outubro corrente, pelo emissário das Nações Unidas.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 29out2015