Agência Panafricana de Notícias

Alemanha reitera apoio a plano de ação da ONU na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O embaixador da Alemanha na Líbia, Christian Bock, reafirmou terça-feira à noite o apoio do seu país ao plano de ação do enviado especial das Nações Unidas na Líbia.

O diplomata germânico manteve dois encontros separados com o presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio de União Nacional, Fayez al-Sarraj, e com o comandante-geral das Forças Armadas líbias, marechal Khalifa Haftar.

As discussões com Fayez al-Sarraj e com o marechal Khalifa Aftar incidiram, nomeadamente, sobre os últimos desenvolvimentos práticos e políticos na Líbia.

Na reunião com Al-Sarraj em Tripoli, Bock reiterou o apoio da Alemanha ao roteiro de paz proposto pelo enviado da ONU na Líbia, Ghassan Salamé, relativo à emenda do acordo político e à organização de eleições presidenciais e legislativas, indica um comunicado divulgado quarta-feira pelo Gabinete de Informação do Conselho Presidencial.

O Parlamento líbio adotou, terça-feira, a revisão do controverso artigo 8º do acordo político líbio, em virtude do qual os cargos de responsabilidade militares serão colocados sob tutela do Conselho Presidencial do Governo de União com a aprovação dos deputados para a sua designação.

O artigo em causa tem sido um obstáculo à aplicação do acordo político, por estipular no início que todos os cargos de responsabilidade militares e civis são considerados como vacantes, a partir da data da assinatura do acordo político, o que envolvia a demissão imediata do marechal Khalifa Haftar, nomeado pelo Parlamento, que se recusou, em represália, a votar a confiança ao Governo de União Nacional.

O embaixador da Alemanha na Líbia sublinhou o desejo do seu país de desenvolver as relações bilaterais com a Líbia e cooperar em todos os domínios para ajudar o povo líbio a sair da crise atual.

Por seu turno, al-Sarraj saudou a posição de apoio do Governo alemão ao processo de consenso na Líbia, apelando para a ativação rápida dos programas que foram discutidos durante reuniões anteriores no domínio dos serviços e das infraestruturas.

O diplomata alemão reuniu-se com o marechal Khalifa Haftar na sede do Comando Geral na cidade de Benghazi, acompanhado de um conselheiro político da União Europeia (UE) para o dossiê da Líbia junto do Ministério alemão dos Negócios Estrangeiros, segundo um comunicado das Forças Armadas que não dá pormenores sobre o conteúdo da reunião.

O "plano de ação para a Líbia" anunciado por Ghassan Salamé durante a reunião internacional de alto nível sobre a Líbia, organizada a 20 de setembro, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, compreende três fases num período de um ano.

Visa relançar o processo político bloqueado e modificar o acordo político líbio assinado a 17 de dezembro de 2015, sob a égide das Nações Unidas, entre os representantes da Câmara dos Representantes em Tobruk e o Congresso Geral Nacional em Tripoli (CGN, assembleia cessante).

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 11out2017