Alemanha reabre embaixada em Tripoli
Trípoli, Líbia (PANA) - A Alemanha reabriu a sua embaixada em Tripoli, anunciou quinta-feira o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas.
Maas fez este anúncio num encontro com o primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, na capital líbia.
Os dois interlocutores abordaram igualmente questões atinentes aos últimos desenvolvimentos políticos na Líbia e à possibilidade de se avançar para as eleições no mesmo país a 24 de dezembro próximo, segundo um comunicado do Escritório da Imprensa do primeiro-ministro.
Antes disso, o chefe da diplomacia alemã procedeu à reabertura da Embaixada em Trípoli, na presença do embaixador da Alemanha e do vice-ministro líbio dos Negócios Estrangeiros para os Assuntos Políticos, Mohamed Khalil Issa.
"Nós assistimos a bons progressos, e queremos que a Líbia continue nesta via. Para que isso aconteça, as eleições e a retirada dos combatentes estrangeiros são etapas importantes. Os resultados da segunda Conferência de Berlim sobre a Líbia devem ser aplicados”, indica um tweet dos Serviços de Comunicação do Ministério alemão dos Negócios Estrangeiros.
Afirmou que a Alemanha continua a ser uma parceira engajada e continuará a trabalhar para a paz na Líbia.
"Para o efeito, nós reforçamos a nossa presença diplomática no país", acrescentou Maas que chegou Tripoli quinta-feira de manhã.
A Alemanha está a seguir o exemplo de vários outros países como França, a Grécia que reabriram as suas embaixadas desde a instalação do Governo de Unidade Nacional em março último.
Em 2014, embaixadas e representações das organizações internacionais retiraram-se da Líbia, devido à deterioração da segurança em Trípoli, nomeadamente confrontos entre grupos armados rivais que pretendem atuar a partir da vizinha Tunísia.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 09set2021