Alemanha pede retomada de discussões diretas entre atores da crise líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, apelou para a retomada das negociações diretas entre as duas partes no conflito líbio, garantindo que o seu país permanece comprometido com o processo de Berlim para resolver a crise na Líbia e rejeita a escalada militar e a ingerência estrangeira no país.
Durante uma conferência de imprensa conjunta, em Trípoli, com o seu homólogo líbio, Mohamed Siala, Maas também falou da importância de garantir uma repartição equitativa das receitas petrolíferas e do levantamento do bloqueio das zonas petrolíferas, com vista à retomada da produção do crude.
O chefe da diplomacia alemã acrescentou que o seu país está pronto para dar o seu apoio aos projetos de desminagem e ao trabalho humanitário, alertando que a escalada militar na Líbia “ representa um grande perigo devido à continuação das operações de armamento”.
Por sua vez, o ministro Mohamed Siala sublinhou a importância de “ nomear um enviado das Nações Unidas devido ao desejo de Stephanie Williams, enviada interina do Secretário-Geral na Líbia, de deixar o seu posto em outubro próximo”.
Ele indicou que uma regra constitucional deve ser decidida com vista a eleições que garantam a democracia e a não exploração do petróleo.
Siala acrescentou que não precisam de novas iniciativas, explicando que « o Governo do Acordo Nacional assinou mais de uma iniciativa anterior”.
Ele revelou a rejeição pelo Governo da operação europeia IRNA para controlar o embargo de armas imposto à Líbia, afirmando que ela esteve se destina apenas a impedir o Governo de resistir à agressão.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/IZ 18agosto2020