Agência Panafricana de Notícias

Alemanha impressionada com desempenhos económicos do Egito

Túnis, Tunísia (PANA) - O vice-chanceler e ministro alemão da Economia e Energia, Sigmar Gabriel, elogiou quarta-feira, no Fórum Económico egício-alemão, os desempenhos económicos realizados nos últimos meses pelo Egito.

O crescimento económico no Egito atingiu este ano 4,2 porcento, o que confirma o alcance do progresso registado na retoma da economia egípcia, notou Gabriel, sublinhando um aumento das trocas comerciais entre o Egito e a Alemanha que atingiram recentemente quatro biliões e 400 milhões de euros.

O Egito é um parceiro importante da Alemanha a níveis político e económico, disse o governante alemão, precisando que o progresso económico registado pelo Egito pode garantir ao país uma estabilidade interna, que vai refletir-se na estabilidade da região do Médio Oriente.

A estabilidade económica e interna do Egito, bem como a do Médio Oriente constituem um resultado positivo para a Europa que se preocupa com a situação na região, na bacia mediterrânica e na África do Norte, acrescentou o responsável alemão, afirmando que a estabilidade no Médio Oriente e no seu vizinho europeu precisa dum Egito forte.

Falando das relações cordiais que ligam os povos egípcio e alemão, Gabriel afirmou que os milhares de turistas alemães que visitam anualmente o Egito são motivados pelo seu amor pela civilização deste país e pela beleza da sua natureza nas zonas do Mar Vermelho.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 04junho2015