Agência Panafricana de Notícias

Alemanha financia reabilitação de escolas na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia e a Alemanha assinaram neste fim de semana um acordo de empréstimo de 45 milhões de euros, ou seja, 100 milhões de dinares tunisinos, destinados a financiar um projeto de reabilitação de cerca de 400 estabelecimentos escolares nas diferentes regiões do país.

Intervindo durante a cerimónia de assinatura, o ministro tunisino da Economia e Finanças Hakim Hammouda, indicou que o empréstimo será financiado pelo Banco Alemão de Desenvolvimento em 15 anos, com um prazo de graças para a Tunísia de cinco anos e juros não podendo ultrapassar os três porcento.

Ele precisou que este empréstimo se enquadrava no projeto da construção e reabilitação dos estabelecimentos escolares, cofinanciado pelo Banco Europeu de Investimentos em 70 milhões de euros, e pelo Banco Alemão de Desenvolvimento em 45 milhões de euros.

O projeto beneficia igualmente duma doação europeia de 12 milhões e 500 mil euros além de outros financiamentos provenientes do orçamento do Estado tunisino num total de 85 milhões e 500 mil euros, elevando-se o custo total do projeto para 213 milhões de euros, precisou Hammouda.

Segundo um documento entregue à imprensa após a cerimónia de assinatura pelo Ministério da Economia e Finanças, o projeto prevê a construção e o equipamento de 59 novos estabelecimentos escolares e a reabilitação e equipamento de 310 outros.

-0- PANA AD/IN/JSG/SOC/MAR/IZ 21dez2014